Samstag, Januar 14, 2017

Salpicão de Frango

Adoro salpicão e sem entender o porquê de ter que esperar para final de ano,  costumo fazer tal receita para acompanhar outros pratos, servindo como salada.  Uma das coisas que sempre me incomodou nas receitas tradicionais foi que o salpicão ficava meio seco, então,  em pesquisas pela internet,  descobri uma receita que fica muito mais saborosa ( ao meu gosto), pois fica mais molhadinho.  Aí vai,  para quem gosta, a receita do meu salpicão.



INGREDIENTES
1kg de peito de frango, sem pele e sem gordura, cozido e desfiado.
200gr de presunto fatiado e cortado em quadradinhos
200gr de queijo elemental ralado no ralo grosso
4 macas descascadas e cortadas em cubinhos ( passadas no limao)
100gr de uvas passas sem sementes
2 latas de milho verde escorrida
100gr de azeitonas verdes ( pode ser fatiadas)
2 latas de ervilhas escorridas
1 colher de sopa de mostarda dijon
2 colheres de sopa de catchup
1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem
1 vidro grande de maionese light
200ml de creme de leite ( sem soro)

Em uma vasilha grande, junte todos os ingredientes e misture tudo.  Se preferir, cubra com batata palha.  Meninas, meu salpicao nao vai nenhum legume, tipo cenoura ou batata...  eu prefiro sentir o sabor do frango com o restante dos ingredientes.

Meus mascotes

Esses sao os mascotes da minha nova cozinha.  Uma cozinha vintage, pequena e bem decorada, merecia ter uma decoração um tanto inusitada...  coisa muito típica aqui na Alemanha.  Todos adoram enfeites, bonecas, penduricalhos, quadrinhos etc.  E por incrível que pareca eles nunca faltam na minha cozinha:  Banana e Champignon frescos.  Nao sao lindos?


Cuscuz sem Cuscuzeira

Sempre fiz o cuscuz na cuscuzeira, até trouxe uma lindíssima do Brasil há muitos anos atrás, mas depois de tantas mudancas, acabei por "perder" minha cuscuzeira.  Desde entao, vivo adaptando métodos simples, porém eficazes de se fazer um bom cuscuz.  Já fiz no prato coberto com pano, como fazia minha avó, já fiz em panela de pressão...  mas o método que vi recentemente na internet, testei e confesso que foi o melhor:  NA PENEIRA!!!   Isso mesmo, ele fica fofinho, é rápido e nao faz sujeiras por todos os lados.  Amei !!

Igredientes:

- Farinha de milho flocada ( Flocao)
- Água ( o quanto baste para umedecer bem a massa)  pode deixar bem molhada
- Uma pitada de sal
- Queijo  ( eu usei o Elmenthal, ralado no ralo grosso)

Numa vasilha, ponha o flocao (usei meio pacote),  o sal e umedeça bastante com a água.  Reserve por uns 5 min.
Em outra vasilha ponha um pouco de água e leve ao fogo.  Enquanto isso, vá arrumando a massa que estava reservada numa peneira e alternando com o queijo.  Por fim, ponha a peneira na vasilha que está no fogo e que já deve ter começando a borbulhar a água, cubra tudo com papel aluminio e espere "cozinhar" por aprox.  10min.  Pronto o cuscuz ficou pronto, agora é só servir e acompanhar com ovos, manteiga, mais queijo e um bom café.


Bolo Agarra Marido com Cobertura

Sempre adorei esse bolo ligadinho, cremoso e já o fiz de várias formas, com leite de coco, leite condensado, leite de vaca... acrescente queijo, sem queijo etc.  Mas com cobertura é a primeira vez e o resultado me impressionou, aliás, ele cai bem para o café ou para sobremesa.  Uma delícia !!!


INGREDIENTES
Bolo
2 xícaras de chá de leite.
3/4 de xícara de chá de açúcar.
1 lata de leite condensado.
400 ml de leite de coco.
2 xícaras de chá de farinha de trigo.
3 ovos.
3 colheres de sopa de manteiga.

Cobertura
1 lata de leite condensado.
1 colher de chá de manteiga.
Coco ralado seco para polvilhar o bolo.

PREPARO
Bolo
Coloque todos os ingredientes no liquidificador, começando pelos líquidos. Bata até ficar homogêneo. Despeje em forma de furo central untada e enfarinhada. Asse em forno 200 graus por aprox. uma hora, até ficar dourado. Desenforme ainda morno.

Cobertura
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo mexendo sempre até atingir o ponto de brigadeiro mole
Espere ficar morno para cobrir o bolo e polvilhe com coco ralado seco.

Sirva em temperatura ambiente ou gelado.

Bolo de Banana e Amêndoas

Esse bolo é uma criação minha, ou seja,  a partir de outras receitas, criei um jeito diferente de fazer meu bolo de banana.  Testei acrescentando alguns ingredientes e eliminando outros e deu muito certo. Vocês nem imaginam o sabor, a delicadeza e a maravilhosa consistência desse bolo, simples e rápido e o que mais me agradou foi o crocante que ele forma por cima, simplesmente DELICIOSO !!!!

INGREDIENTES
- 3 ovos;
- 4 bananas nanicas (ou a que vc preferir) amassadas com o garfo
- 4 colheres (sopa rasa) de manteiga já derretida ou gordura vegetal em creme;
- 2 colheres ( sopa bem cheias) de creme de leite sem soro;
- 1/2 xícara de leite
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo;
- 1 xícara (chá) de farinha de amêndoas;
- 2/3 de xícara (chá) de açúcar;
- 1 colher de sopa de açúcar baunilhado
- 1 colher (sopa) rasa de fermento em pó;
- 50gr de amêndoas picadinhas
- 50 gr de uvas passas sem sementes

COBERTURA
- Amêndoas picadinhas
- Açúcar com canela para polvilhar.


Bata os ovos ( com um fuê ou fouet em francês ), acrescente a manteiga derretida ou a gordura em creme, as quatro bananas amassadas, o creme de leite,  o açúcar,  a farinha de trigo e a farinha de amêndoas, o açúcar baunilhado e o fermento.  Acrescente entao, as amêndoas picadinhas e as uvas passas. Ponha em forma untada e enfarinhada.  Por cima, cubra com amêndoas picadinhas e polvilhe com açúcar e canela.  Leve ao forno pre-aquecido por aprox 40min.