Dienstag, Januar 25, 2011

Quiche de alho-poró

Ingredientes

Massa
· 1 xícara (chá) de farinha de trigo
· 1 colher (sopa) de margarina
· 2 colheres (sopa) de aveia
· 1/2 colher (café) de sal
· 1 colher (sopa) de água (se necessário)

Recheio
· 2 talos de alho-poró cortados em fatias finas
· 1/2 colher (sopa) de margarina
· Sal a gosto
· 2 ovos ligeiramente batidos
· 1/2 xícara (chá) de leite
· 1/2 xícara (chá) de requeijão

Modo de preparo

Massa
Peneire a farinha sobre uma superfície lisa até formar um monte. Faça um buraco no meio e ponha a margarina, a aveia e o sal. Amasse com a ponta dos dedos e, se necessário, ponha a água para ajudar. Forme uma bola e enrole-a em filme plástico. Leve à geladeira por 20 minutos.

Recheio
Em uma frigideira refogue o alho-poró na margarina por três minutos. Tempere com sal e deixe esfriar. Ponha os outros ingredientes e o refogado em uma tigela. Misture delicadamente e reserve.

Montagem
Aqueça o forno a 180ºC. Com um rolo de macarrão estenda a massa até a espessura de 1/2 cm e forre uma forma baixa e redonda de 22 cm de diâmetro. Despeje o recheio sobre a massa. Asse até que o creme esteja dourado e consistente.

Dienstag, Januar 18, 2011

SPÄTZLE (Típica do Sul da Alemanha)

SPÄTZLE (CULINÁRIA TIPICA SUL DA ALEMANHA)



Spätzle é uma massa alemã tipo gnocchi que pode ser servido como acompanhamento ou com molhos de queijo ou de carne ( Käsesauce ou Goulashsauce). É uma massa bem simples de trigo e ovos, substituindo o espaguetti ou a batata.

É utilizando um aparelho que se chama spätzlehobel, que se consegue o formato de bolinhas do spatzle bem mais fácil, mas o método tradicional é feito com uma tábua (de carne) e uma espátula, o que o torna muito trabalhoso para quem nao tem prática.

Também é possível fazer com um espremedor de batatas, que se obtem o mesmo efeito.

INGREDIENTES (Para 4 pessoas)

2 ovos
1 pitada de sal
250g de farinha de trigo
1/8 l de água

PREPARO

Numa vasilha misture os ovos, o sal e a farinha de trigo (peneirada) e uma colher de água. Bata bem até a massa ficar esbranquicada. Leve ao fogo uma outra vasilha com o restante da água com algumas gotas de óleo e espere até ferver. Se você nao tiver a tábua e a espátula própria para fazer o spätzle, ponha a "massa" num espremedor de batatas e pressione aos poucos, deixando cair a massa na água que está fervendo. Quando a massa for subindo, vá retirando-a com o auxílio de uma escumadeira.

Sirva acompanhado de bife bovino ou suino com molho de sua preferência ou veja sugestao a seguir na próxima receita.

KÄSE SPÄTZLE ( Spätzle de queijo - SIGA A RECEITA ACIMA)


Siga a receita básica acima. A retirar a massa da água vá colocando-a numa frigideira (que possa ir ao forno) ou refratário e cobrindo cada porcao com queijo emmenthal ralado (ralo grosso) e polvilhando um pouco de pimenta do reino moída na hora, outra porcao da massa, queijo, pimenta...até concluir toda a massa. Leve ao forno para derreter o queijo.

Enquanto isso, leve uma frigideira ao fogo com manteiga e cebolas em rodelas fininhas até ficar bem douradinhas. Cubra o spätzle com esse molho. Sirva com carne assada e molho de champignons. Decore com cheiro verde picadinho e uma colher de creme de leite fresco batido.

Guten Appetit!





O vídeo acima apresenta uma forma simples e rápida de preparar essa delícia da culinária alema.